19 abril 2010

Dica de livro: MAUS - A História de um Sobrevivente

Hoje comprei um livro que há muito tempo eu queria ler. Considerado um clássico para quem gosta de literatura e quadrinhos, Maus é um romance gráfico produzido por Art Spiegelman, que narra a luta de seu pai, um judeu polonês, para sobreviver ao Holocausto. O livro também fala do relacionamento complicado do autor com seu pai e de como os efeitos da guerra repercutiram através das gerações de sua família. Em 1992 Spiegelman foi agraciado com um "Prêmio Especial Pulitzer": tal categoria foi proposta pois o comitê de premiação não se decidiu se categorizava Maus como uma obra de ficção ou biografia.

Spiegelman retrata diferentes grupos étnicos através de várias espécies de animais: Os judeus são os ratos (em alemão: maus), os alemães, gatos, os franceses, sapos, os poloneses, porcos, os americanos, cachorros, os suecos, renas, os ciganos, traças, os ingleses, peixes. O uso de antropomorfismo, uma técnica familiar em desenhos animados e em tiras de quadrinhos, foi uma tirada irônica em relação às imagens propagandistas do nazismo, que mostravam os judeus como ratos e os poloneses como porcos. A publicação na Polônia teve de ser adiada devido a este elemento artístico.

O livro trata do anti-semitismo. O termo usado pela primeira vez por Wilhelm Marr, designa uma aversão irracional, um ódio gratuito e sem a menor razão pelo povo judeu. Se pararmos para analisar a origem semnantica da palavra, o termo está incorreto pois semitas não são somente os judeus, mas também os árabes.
Esse ódio pelos judeus vem de longa data. Os gregos, romanos e babilônios queriam proibir as crenças religiosas do judeu. Olha que Maneiro!


Onde encontro?

2 comentários:

  1. Interessante, mas teve uma você que falou do projeto de comemorar os cinquenta anos da turma da da Mônica (com o desenhos de vários artistas para ilustrar história da turma)...

    Fique com Deus, menino Guilherme Bandeira.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Já li tbm e indico..! é muito bom... uma lição de vida pra muitos de nós q ñ temos noção do que é ser privado de muitas coisas!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário Maneiro!

Related Posts with Thumbnails