Na manhã do dia 23 de janeiro de 1989, morria o homem que, acima de qualquer coisa, nunca conseguiu passar despercebido. Dalí tinha 84 anos e já fazia parte da história universal.
Para a história, ficou a vida de um homem que alguns consideram um gênio, e outros, um artista extravagante. No entanto, 21 anos depois, seu legado e sua lembrança se mantêm graças a entidades como a Fundação Gala-Salvador Dalí e sua Casa-Museu, em Port Ligat, o Teatro-Museu de Figueras, onde está enterrado, e a Casa-Museu Castelo Gala-Dalí, em Púbol, onde o artista se recolheu depois da morte de sua musa e companheira, em 1982.
" … Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção e estou tentando pintá-los com honestidade." (Salvador Dalí, em Dawn Ades, Dalí e Surrealismo)
Abaixo, algumas frases famosas do grande mestre Salvador Dalí. Olha que Maneiro!
“Quando pinto, o mar ruge. Os outros chapinham na banheira”
“Só há uma diferença entre o louco e eu. O louco pensa que está são. Eu sei que estou louco”
"Não tenham medo da perfeição – nunca lá chegarão”
“Aqueles que não querem imitar ninguém não produzem nada”
“Com seis anos, queria ser cozinheiro. Aos sete, Napoleão. E a minha ambição não tem parado de crescer desde então”
“A única coisa que o mundo nunca se vai fartar é de escandâlo”
Gostei da frase que o louco pensa que esta são...
ResponderExcluirFique com Deus, menino Guilherme Bandeira.
Um abraço.
Esse tava muito adiantado para sua época...as vezes comparo com Raul Seixas pela sua genialidade....mas sem comparaçoes....pois cada um tem seu dom e Dalí, é O Pintor! E seu museu em Figueres vale a pena ver, feito por ele, é 100% surrealista, e o visitante faz parte da obra.
ResponderExcluir